OBRIGADO POR ME PRESTIGIAR!

terça-feira, 12 de junho de 2012

ALVÍSSARAS, BRASÍLIA!


Uma mostra inesquecível.

Miqueias Paz, idealizador e curador da Mostra Internacional
de mímica de Brasília.
Durante os 4 dias que ficamos em Brasília, prestigiando e participando da “Primeira Mostra Internacional de Mímica de Brasília”, tivemos a grata surpresa não só de conviver com a diversidade criativa nesta forma de arte mas também de encontrar um fluxo muito intenso de pessoas que faziam filas gigantescas na frente da sala Plínio Marcos. No penúltimo dia de espetáculo, quando todos se reuniram para, num certo sentido, fazer uma “avaliação do encontro”, concluímos que, finalmente, depois de décadas, o público brasileiro consagrou a arte da mímica com sua presença em massa!
Com a casa lotada, todos os dias, o público de Brasília foi a grande
vedete da mostra. Impondo sua presença e consagrando a mímica!
Como disse Luis Louis em uma conversa informal e que depois foi confirmada no debate, “no final das contas o que conta mesmo é o público”. O público, com seu jeito de ser e se comportar, sempre dá a resposta que vai além de todos os nossos esforços para criar e estudar nossa arte. A aprovação do público tem diversos significados, um deles, é atestar a maturidade de um tipo de expressão, e, desta forma, podemos dizer que a Mímica vai bem, obrigado!
Casa lotada é um fator simbólico para a consagração de um tipo de arte. Mas temos que ficar atentos, os aplausos precisam ser vistos com cuidado e embora seja algo que “alivia a alma” e se articula com nosso sentido de lidar com o público, a tradicional “reverência do artista” deve ser também, um gesto para permitir que o som deste aplauso se espalhe pelo teatro, além de nós e contemple toda a cadeia produtiva que nos levou a ter contato com este público.

"Teatro del Cuerpo Fusion" de Cuba, conquistou o público os coletagas
de arte com sua presença marcante na "Primeira Mostra Internacional de
Mímica de Brasília" - 2012
Neste sentido, temos sempre de olhar, lembrar e agradecer, cada atitude de cada pessoa que trabalhou para que esta monumental mostra tenha seu real e profundo significado no coração da arte da mímica. Fica aqui, os meus sinceros agradecimentos a todos os que fizeram desta mostra talvez, o primeiro Grande Acontecimento internacional no Brasil, para a arte da mímica. Contemplando a diversidade de tendências, sem julgamento de estilo, estéticas e /ou condição social dos que lá estiveram presentes.  Todos os mímicos tiveram seu momento e todos foram respeitados dentro de suas técnicas e buscas.
ALVÍSSARAS! 
(Jiddu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário