OBRIGADO POR ME PRESTIGIAR!

sábado, 5 de março de 2011

ESTATUÍSMO

Estatuísmo ou Estátua Viva é uma técnica de mímica influenciada pelas artes plásticas, principalmente a escultura. Poucos teóricos falaram deste nicho artístico dentro da prática da mímica teatral e de rua; no entanto é bem forte, sobretudo no mundo da música pop e danças de rua.
Sebastian, foi um dos meus mais ousados personagens,
dirigido por Roberto Bürgel, nele usei a técnica do
estatuísmo ao extremo. Lembro até hoje do deslumbra-
mento da platéia curitibana, no teatro Guaíra, famoso Gairão.
Pode ser visto em performances de Hip Hop, a famosa dança Break dos guetos estadunidenses e também o estilo Moonwalk, herança deixada pelo pop star Michael Jackson. No Brasil, esta prática também se repete na dança de rua e de vez enquando acompanha algum modismo ligado à mídia televisiva.
Nos anos 90 a prática da Vitrine Viva (um derivado do estatuísmo) foi moda e se alastrou pelo Brasil e depois morreu. A partir do ano 2000 as cidades brasileiras foram invadidas pela estátua viva e artistas por todos os cantos do país começaram a formar seu próprio repertório de trabalho, formando inclusive grupos que passaram a se dedicar a esta forma de expressão, mesmo sem estudar a mímica teatral, que é a base técnica para o domínio do conceito.

Meu Contato com estátuas vivas de Todo o Brasil

Estatuistas fotografados com a Mala da Fama.
www.maladafama.blogspot.com
Viajando pelo Brasil sempre encontro artistas que fazem "Estátua Viva". Aquelas que me chamam a atenção gosto de fotografar, porém, não é fácil levantar os dados destes artistas. É sempre um ritual bem complicado porque você não pode interromper o que eles estão fazendo. Eu tenho vontade de catalogar esse pessoal porque acho que o que eles fazem tem muito a ver com a verdadeira arte da Mímica! É, talvez, a forma mais antiga de expressão da arte da mímica, deve ter nascido junto com a escultura e ganhado grande força na civilização grega, não é difícil chegar a esta conclusão!

BAHRONE - Um estatuísta de Porto Alegre!

Bahrone, costuma mostrar suas performances no seu estado
natal, RS e também viaja por todo o Brasil.
Um dos estatuistas que mais admiro, é o porto alegrense Bahrone. Acompanho seu trabalho desde meados do ano 2000 e vejo-o progredir cada vez mais. Com um repertório muito curioso de estátuas ligadas à Literatura, tive o privilégio de vê-lo interpretar personagens famosos.
Bahrone costuma falar textos teatrais e literários quando o público lhe oferece uma moeda. A apresentação fica charmosa e o artista que é bem criativo tem uma agenda de trabalho bastante solicitada tanto no seu estado natal, Rio Grande do Sul, como em todo o Brasil, inclusive ele já esteve se apresentando no Rio de Janeiro no ano passado (2010).

NAS RUAS DE CABO FRIO.

Em Cabo Frio tive o prazer de assistir a este artista da foto que, inflelizmente não pude saber seu nome por uma razão simples: ele estava rodeado por um público numeroso. A cena em que ele beijou a mão da meninazinha que colocou uma moeda em sua caixinha é de extrema ternura, algo inesquecível e que me fez perder-me em meio a cliques e mais cliques para registrar aquele momento.
Dava para perceber o encantamento e o magnetismo que ele provocava no público que fazia questão de se aproximar e admirá-lo por um bom tempo!
Este jovem artista impressionou não só pela forma como manifestou a técnica de estatuismo, muito próxima das que ensino em minhas oficinas, mas também, pela beleza de sua roupa e cuidado como acabamento de sua maquiagem, sem dúvida, um ótimo profissional.
Infelizmente, devido ao enredamento de seu trabalho e o constante assédio do público completamente hipnotizado, não  consegui vencer a timidez e conversar com ele.


Jehrome Murat - Um Estatuísta exemplar!

Uma das grandes sensações que apareceu na internet, nos ultmos 5 anos foi o performer Jehrome Murat. Seu trabalho encantou multidão através de um vídeo mostra uma bela técnica de estatuismo. O interessante é que Jehrome conhece a fundo a mímica e a pantomima, utilizando recursos técnicos corporais numa performance que prima pelo bom desempenho plástico e técnico.

                                   Abaixo segue dois vídeos de Jehrome:
O Primeiro; um vídeo que o consagrou tornando-o um artista festejado em shows de auditório pelo mundo a fora e o segundo que mostra, com menos recursos de iluminação, o rigor e a precisão de sua técnica.


Jerome Murat





Jérôme Murat - La Statue - Le Plus Grand Cabaret Du Monde


Nenhum comentário:

Postar um comentário